A METODOLOGIA DA LESSON STUDY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA
Abstract
Esse trabalho tem como objetivo identificar as contribuições que a metodologia Lesson Study (LS) pode oferecer à formação inicial de professores de Matemática, quando utilizada em aulas do curso de licenciatura em Matemática. Analisamos nesse texto uma experiência realizada no Instituto de Matemática da UFRJ, onde licenciandos da disciplina Didática Especial da Matemática II vivenciaram tal metodologia. Observamos que a referida experiência favoreceu o desenvolvimento de saberes docentes e possibilitou uma participação ativa dos licenciandos no seu processo de formação. No papel de agentes centrais, revisitaram conteúdos, fizeram escolhas de métodos, elaboraram um plano de aula e exercitaram a crítica. Destacamos a análise do vídeo de uma aula que se utilizou da metodologia Lesson Study, atividade inicial da nossa experiência, que revelou um grande potencial pedagógico para a formação de professores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









