CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ELEMENTARES NO CAMPO DA GEOMETRIA ESFÉRICA E HIPERBÓLICA ANALISADA SOB A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Wanderley Pivatto Brum, Sani de Carvalho Rutz da Silva

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma investigação com o objetivo de analisar as contribuições de um jogo denominado “LobaRiemann” para o ensino de Geometria. A investigação esteve embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e analisou a aprendizagem de quinze estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Tijucas, Santa Catarina. Para a coleta de dados, utilizamos questionários, que foram aplicados antes e após a aplicação do jogo, além de observação direta. A partir dos resultados obtidos, evidenciamos que o jogo “LobaRiemann” se mostrou efetivo no processo de ensino do conteúdo em questão e que contribuiu para a ocorrência de uma aprendizagem significativa, ou seja, a maioria dos estudantes conseguiram assimilar, diferenciar e reconciliar conceitos envolvendo Geometria Esférica e Hiperbólica.

Palavras-chave: jogo didático; ensino médio; ensino de geometria; teoria da aprendizagem significativa.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v34i2.56

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.