CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ELEMENTARES NO CAMPO DA GEOMETRIA ESFÉRICA E HIPERBÓLICA ANALISADA SOB A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação com o objetivo de analisar as contribuições de um jogo denominado “LobaRiemann” para o ensino de Geometria. A investigação esteve embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e analisou a aprendizagem de quinze estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Tijucas, Santa Catarina. Para a coleta de dados, utilizamos questionários, que foram aplicados antes e após a aplicação do jogo, além de observação direta. A partir dos resultados obtidos, evidenciamos que o jogo “LobaRiemann” se mostrou efetivo no processo de ensino do conteúdo em questão e que contribuiu para a ocorrência de uma aprendizagem significativa, ou seja, a maioria dos estudantes conseguiram assimilar, diferenciar e reconciliar conceitos envolvendo Geometria Esférica e Hiperbólica.

Palavras-chave: jogo didático; ensino médio; ensino de geometria; teoria da aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Wanderley Pivatto Brum

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela FURB/SC

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Engenharia de Materiais pela UFRGS/RS e professora do quadro permanente da UTFPR/PR

Downloads

Publicado

11.12.2014

Como Citar

Brum, W. P., & Rutz da Silva, S. de C. (2014). CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ELEMENTARES NO CAMPO DA GEOMETRIA ESFÉRICA E HIPERBÓLICA ANALISADA SOB A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. VIDYA, 34(2), 24. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/56

Edição

Seção

Artigos