COMPARANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DO REFORÇO ESCOLAR E EM CIÊNCIAS NATURAIS

Paulo César Gomes

Resumo


Alfabetização na Língua Portuguesa e Ciências Naturais são conteúdos disciplinares que nem sempre caminham juntos na rotina dos anos iniciais do Ensino Fundamental – EF. Com ênfase na pesquisa qualitativa, este estudo buscou descrever e analisar a prática educativa de duas docentes deste ciclo do EF, sendo uma professora que ministrou aulas para o projeto denominado Reforço Escolar e, a outra docente, ministrou a disciplina Ciências Naturais e que encaminhou alunos para o referido projeto. Os resultados evidenciam que: (a) as aulas, mesmo em ciências naturais, estão voltadas a desenvolver a alfabetização na língua materna; e que (b) a manutenção e preferências por determinadas práticas educativas expositivas num ensino por transmissão, provenientes de um Modelo do Ensino Tradicional, podem comprometer a aprendizagem dos alunos e seus desempenhos, no que se espera, em termos de capacidades, tanto em ciências naturais quanto em língua portuguesa.


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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v34i2.40

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