COMPARANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DO REFORÇO ESCOLAR E EM CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Paulo César Gomes Universidade Estadual Paulista - UNESP

Resumo

Alfabetização na Língua Portuguesa e Ciências Naturais são conteúdos disciplinares que nem sempre caminham juntos na rotina dos anos iniciais do Ensino Fundamental – EF. Com ênfase na pesquisa qualitativa, este estudo buscou descrever e analisar a prática educativa de duas docentes deste ciclo do EF, sendo uma professora que ministrou aulas para o projeto denominado Reforço Escolar e, a outra docente, ministrou a disciplina Ciências Naturais e que encaminhou alunos para o referido projeto. Os resultados evidenciam que: (a) as aulas, mesmo em ciências naturais, estão voltadas a desenvolver a alfabetização na língua materna; e que (b) a manutenção e preferências por determinadas práticas educativas expositivas num ensino por transmissão, provenientes de um Modelo do Ensino Tradicional, podem comprometer a aprendizagem dos alunos e seus desempenhos, no que se espera, em termos de capacidades, tanto em ciências naturais quanto em língua portuguesa.

Biografia do Autor

Paulo César Gomes, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru - SP (2010). Mestre em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru - SP (2005). Graduação em Licenciatura em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru - SP (2002). Professor Assistente Doutor no Departamento de Educação, Campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista - UNESP/IBB. Tem interesse em pesquisas na área de Formação de Professores e Metodologia do Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Como Citar

Gomes, P. C. (2014). COMPARANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DO REFORÇO ESCOLAR E EM CIÊNCIAS NATURAIS. VIDYA, 34(2), 20. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/40

Edição

Seção

Artigos