MÓDULOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

Eduardo Giuliani Koehler, Martha Bohrer Adaime

Resumo


RESUMO

Muito se discute nos meios de comunicação como jornais, revistas, programas de televisão e até mesmo muitos documentários são gerados a partir da problemática ambiental, na qual se busca explicar para a sociedade e até mesmo encontrar justificativas que identifiquem a origem dos problemas. A consciência que o tema deve gerar na sociedade, bem como o uso consciente de Recursos Naturais não renováveis devem refletir em uma melhor qualidade de vida com o meio ambiente oferecendo fatores positivos, tais como ar puro, rios e mares limpos e uma fauna preservada na qual a biodiversidade se mantenha intacta, e os problemas como Efeito Estufa voltem a ser um fenômeno natural e não mais um problema ambiental. Visando colaborar com esse processo, este trabalho tem por objetivo a inserção dos assuntos ambientais através de módulos teórico-experimentais (experimentação, analogias) para a abordagem dos conteúdos, auxiliando desta forma o professor que muitas vezes em decorrência da quantidade excessiva de aulas agregadas a outras atividades pedagógicas, não consegue tempo para se atualizar sobre tais assuntos. A pesquisa foi realizada a partir da coleta de dados de respostas obtidas por questionário aplicado aos professores que analisaram os módulos, é caracterizada como uma pesquisa aplicada com referencial teórico básico, quanto à abordagem é classificada como quantitativa com base na Análise de Conteúdo (AC) de BARDIN (2011). Os resultados desta análise foram considerados favoráveis à utilização dos módulos como referencial teórico básico.

 

Palavras – chave: Educação Ambiental. Experimentação. Meio ambiente.


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