MÓDULOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Resumen
RESUMO
Muito se discute nos meios de comunicação como jornais, revistas, programas de televisão e até mesmo muitos documentários são gerados a partir da problemática ambiental, na qual se busca explicar para a sociedade e até mesmo encontrar justificativas que identifiquem a origem dos problemas. A consciência que o tema deve gerar na sociedade, bem como o uso consciente de Recursos Naturais não renováveis devem refletir em uma melhor qualidade de vida com o meio ambiente oferecendo fatores positivos, tais como ar puro, rios e mares limpos e uma fauna preservada na qual a biodiversidade se mantenha intacta, e os problemas como Efeito Estufa voltem a ser um fenômeno natural e não mais um problema ambiental. Visando colaborar com esse processo, este trabalho tem por objetivo a inserção dos assuntos ambientais através de módulos teórico-experimentais (experimentação, analogias) para a abordagem dos conteúdos, auxiliando desta forma o professor que muitas vezes em decorrência da quantidade excessiva de aulas agregadas a outras atividades pedagógicas, não consegue tempo para se atualizar sobre tais assuntos. A pesquisa foi realizada a partir da coleta de dados de respostas obtidas por questionário aplicado aos professores que analisaram os módulos, é caracterizada como uma pesquisa aplicada com referencial teórico básico, quanto à abordagem é classificada como quantitativa com base na Análise de Conteúdo (AC) de BARDIN (2011). Os resultados desta análise foram considerados favoráveis à utilização dos módulos como referencial teórico básico.
Palavras – chave: Educação Ambiental. Experimentação. Meio ambiente.
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