AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E A CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROCESSOS METODOLOGICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Rosemar de Fátima Vestena, Valdir Pretto, Elza Hirata

Resumo


Relatamos as experiências didáticas na disciplina de Ensino de Ciências, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Objetivamos descrever as atividades relacionadas à compreensão e o envolvimento dos acadêmicos no estudo do ambiente utilizando-se da arte como possibilidade didática. Para o estudo dos conceitos da fauna e da flora do Rio Grande do Sul partiu-se das reflexões em torno da temática da campanha da fraternidade de 2011, “Fraternidade e a vida no planeta” proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB - da Igreja Católica e o legado da obra de São Francisco para com a natureza. Paralelamente, as disciplinas de Arte e Formação Docente se agregaram a proposta contribuindo com seus conhecimentos. Percebeu-se que os saberes quando contextualizados e abordados de modo interdisciplinar acionam diferentes conhecimentos catalisando novas leituras, reflexões, registros e expressando-os de formas diferenciadas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.