AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E A CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROCESSOS METODOLOGICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Rosemar de Fátima Vestena
  • Valdir Pretto Centro Universitário Franciscano
  • Elza Hirata

Resumo

Relatamos as experiências didáticas na disciplina de Ensino de Ciências, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Objetivamos descrever as atividades relacionadas à compreensão e o envolvimento dos acadêmicos no estudo do ambiente utilizando-se da arte como possibilidade didática. Para o estudo dos conceitos da fauna e da flora do Rio Grande do Sul partiu-se das reflexões em torno da temática da campanha da fraternidade de 2011, “Fraternidade e a vida no planeta” proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB - da Igreja Católica e o legado da obra de São Francisco para com a natureza. Paralelamente, as disciplinas de Arte e Formação Docente se agregaram a proposta contribuindo com seus conhecimentos. Percebeu-se que os saberes quando contextualizados e abordados de modo interdisciplinar acionam diferentes conhecimentos catalisando novas leituras, reflexões, registros e expressando-os de formas diferenciadas.

Biografia do Autor

Valdir Pretto, Centro Universitário Franciscano

Santa Maria - RS

Downloads

Publicado

11.12.2014

Como Citar

Vestena, R. de F., Pretto, V., & Hirata, E. (2014). AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E A CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROCESSOS METODOLOGICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. VIDYA, 34(2), 14. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/30

Edição

Seção

Artigos