AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E A CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROCESSOS METODOLOGICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Abstract
Relatamos as experiências didáticas na disciplina de Ensino de Ciências, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Objetivamos descrever as atividades relacionadas à compreensão e o envolvimento dos acadêmicos no estudo do ambiente utilizando-se da arte como possibilidade didática. Para o estudo dos conceitos da fauna e da flora do Rio Grande do Sul partiu-se das reflexões em torno da temática da campanha da fraternidade de 2011, “Fraternidade e a vida no planeta” proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB - da Igreja Católica e o legado da obra de São Francisco para com a natureza. Paralelamente, as disciplinas de Arte e Formação Docente se agregaram a proposta contribuindo com seus conhecimentos. Percebeu-se que os saberes quando contextualizados e abordados de modo interdisciplinar acionam diferentes conhecimentos catalisando novas leituras, reflexões, registros e expressando-os de formas diferenciadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









