v. 33 n. 2 (2013)

Editorial

Apresentamos o volume 33, n. 2 da revista Vidya, correspondente ao segundo semestre de 2013. Desta feita, são dez artigos que envolvem temática diversificada. No primeiro, seus autores propõem a criação de um objeto de aprendizagem para o Cálculo a partir do resultado da aplicação do teste ILS em uma pesquisa realizada com 54 estudantes de Cálculo Diferencial e Integral. No segundo, as autoras discutem a possibilidade de utilizar a obra “A aritmética da Emília”, de Monteiro Lobato, como fonte de pesquisa em História da Matemática. No terceiro artigo, as autoras mostram resultados  de pesquisa realizada em periódicos de Educação Matemática cujos autores pesquisam sobre dificuldades, erros e obstáculos. Além disso, buscam identificar contribuições que tais artigos possam trazer para a área de Ensino de Ciências e Matemática.

No quarto artigo, seus autores apresentam uma pesquisa etnomatemática realizada com uma comunidade quilombola do estado do Tocantins, na qual buscam identificar as ideias matemáticas envolvidas no processo de produção e partilha de hortaliças na comunidade. O quinto artigo também envolve a Etnomatemática, em que sua autora procura articulação entre esse ramo do conhecimento e a História da Matemática, argumentando a possibilidade dessa articulação como um método de ensino e aprendizagem. A trigonometria está presente no sexto artigo em que seus autores apresentam um produto educacional que visa à aprendizagem e ao treinamento de funções trigonométricas, utilizando o GeoGebra para estudantes de um curso Técnico em Eletrônica, nível médio, no estado do Rio de Janeiro. Foi elaborado um teste a partir das Situações Didáticas e dos níveis de Van Hiele.

O artigo sete traz a modelagem matemática crítica como método investigativo, sendo um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada com alunos do ensino médio. Seus autores têm como objetivo proporcionar a discussão sobre a modelagem matemática crítica em corroboração da Educação Matemática Crítica. No artigo oito, os autores apresentam um estudo qualitativo que pretende analisar a percepção de futuros professores de Matemática, em formação, sobre Matemática e sobre seu processo de ensino e aprendizagem. No nono artigo, apresenta-se uma pesquisa bibliográfica sobre contextualização no ensino de Química sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade. Foi identificado que a maioria das publicações analisadas refletem as orientações emanadas dos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre a formação do cidadão crítico em uma perspectiva CTS. Para finalizar a edição, o último artigo aborda o atual tema inclusão. Por meio de uma pesquisa exploratória documental e bibliográfica, os autores evidenciaram que são necessárias muitas ações públicas que possibilitem a implantação das leis correspondentes à deficiência no âmbito escolar.

Dessa forma, com a variedade de temas abordados na edição, acreditamos estar oferecendo a nossos leitores e pesquisadores novas fontes de consulta oriundas das pesquisas aqui divulgadas. Informamos que, a partir do próximo ano, o processo de submissão e editoração estará sendo realizado pelo sistema eletrônico de editoração de revista (SEER), cujo endereço divulgaremos, oportunamente, na página.

Boa leitura.

Prof. Dr. José Carlos Pinto Leivas

Editor

Publicado: 2015-04-07

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