O “ESTADO DO CONHECIMENTO” DOS TERMOS ERRO, DIFICULDADE E OBSTÁCULO NOS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Maria Luisa Perdigão Diz Ramos
  • Edda Curi

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise do mapeamento realizado em artigos selecionados com a finalidade de responder: o que querem os investigadores que pesquisam dificuldades, erros e obstáculos nos periódicos em Educação Matemática e quais os referenciais teóricos mais citados por eles? O segundo objetivo proposto é identificar as contribuições mais relevantes desses artigos para a área de Ensino de Ciências e Matemática. Após análise dos objetivos e dos procedimentos metodológicos utilizados nos artigos mapeados foram criados dois grupos de categorias: o primeiro, a partir dos verbos utilizados em cada objetivo e o segundo, a partir dos verbos utilizados conforme as abordagens empregadas e divididas nas categorias A, B e C semelhantes às criadas por Cury (2012). Como resultado, constatou-se que a maioria dos artigos propõe em seu objetivo investigar ou discutir assuntos relacionados aos termos pesquisados e, quanto à abordagem metodológica, a maioria utilizou sequências didáticas e/ou atividades desenvolvidas em computadores como testes em alunos. Como contribuição, parte dos artigos sugerem mudanças e melhorias nas práticas pedagógicas.

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Publicado

2013-04-07

Como Citar

Ramos, M. L. P. D., & Curi, E. (2013). O “ESTADO DO CONHECIMENTO” DOS TERMOS ERRO, DIFICULDADE E OBSTÁCULO NOS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. VIDYA, 33(2), 11. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/252

Edição

Seção

Artigos