A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA CTS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES

Autores

  • Miguel Antonio Correa Favila
  • Martha Adaime

Resumo

Este trabalho traz uma abordagem das publicações acerca do tema contextualização no ensino de química sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A proposta partiu de uma breve revisão de literatura dos principais periódicos nacionais e internacionais em ensino de ciências, no período entre 1990 a 2013. Dos 730 números analisados, encontrou-se um total de 21 artigos referentes ao objeto de estudo. As publicações foram classificadas por revista, ano, título do artigo, tipo de contextualização e ação pedagógica. Verificou-se que 16% dos artigos classificaram-se na exemplificação pontual dos fatos do cotidiano, 16% pontuaram o critério ensino aprendizagem e 68% na formação do cidadão crítico para tomada de decisão. Quanto à ação pedagógica, 52% das publicações relataram intervenção pedagógica com contextualização CTS, 38% sem contextualização CTS e 10% sem intervenção. Assim, a maioria das publicações analisadas, neste trabalho, refletem as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+, sobre a formação do cidadão crítico em uma perspectiva CTS.

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Publicado

2013-04-07

Como Citar

Favila, M. A. C., & Adaime, M. (2013). A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA CTS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES. VIDYA, 33(2), 10. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/258

Edição

Seção

Artigos