ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE UM MÓDULO DE APRENDIZAGEM E TREINAMENTO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS UTILIZANDO O GEOGEBRA

Bianca da Rocha e Silva Coloneze, Samuel Jurkiewicz

Resumo


Este artigo tem como finalidade apresentar alguns resultados da pesquisa realizada no Instituto Federal do Rio de Janeiro com estudantes do Ensino Médio Técnico em Eletrotécnica do quinto período. Tal pesquisa consiste no desenvolvimento e aplicação de um produto educacional que visa à aprendizagem e ao treinamento de funções trigonométricas utilizando o software GeoGebra, que foi trabalhado com alunos que já estudaram tal conteúdo. O público pesquisado necessita dominar as funções seno e cosseno e suas variações para o bom andamento das matérias técnicas em eletrônica, e tal fato não estava ocorrendo. A construção do módulo de aprendizagem iniciou-se após avaliação do nível de conhecimento e dificuldades desses alunos. Ele é composto por um teste de nível e cinco fichas de trabalho compostas por atividades ordenadas que foram estruturadas a partir de uma interação da Teoria das Situações Didáticas com o método dos Van Heile. O teste de nível foi aplicado antes e após a aplicação do módulo de aprendizagem e constatou-se uma melhora significativa no conhecimento de todos os alunos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.