O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES COM A ETNOMATEMÁTICA

Isabel Cristina Machado de Lara

Resumo


Neste artigo, trata-se da História da Matemática e suas contribuições no ensino e na aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar a concepção de alguns autores sobre o seu valor instrumental trazendo subsídios teóricos que possibilitem considerá-la para além dessa perspectiva, delineando possíveis articulações com a Etnomatemática. Para tanto, por meio de um estudo bibliográfico, apresentam-se algumas propostas que podem oportunizar ao estudante aprender Matemática em uma perspectiva mais crítica, percebendo diferentes modos de matematizar e compreendendo as etapas percorridas na criação de determinado conceito ou modelo matemático. A autora argumenta que ao possuir os fundamentos que dão condições para explicar como os conhecimentos matemáticos foram gerados, adquiridos, organizados intelectual e socialmente e como foram difundidos, a História da Matemática como proposta pedagógica pode ir além de sua utilização como um recurso informativo, destacando que ela está articulada à Etnomatemática, portanto a um método de pesquisa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.