O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES COM A ETNOMATEMÁTICA
Resumen
Neste artigo, trata-se da História da Matemática e suas contribuições no ensino e na aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar a concepção de alguns autores sobre o seu valor instrumental trazendo subsídios teóricos que possibilitem considerá-la para além dessa perspectiva, delineando possíveis articulações com a Etnomatemática. Para tanto, por meio de um estudo bibliográfico, apresentam-se algumas propostas que podem oportunizar ao estudante aprender Matemática em uma perspectiva mais crítica, percebendo diferentes modos de matematizar e compreendendo as etapas percorridas na criação de determinado conceito ou modelo matemático. A autora argumenta que ao possuir os fundamentos que dão condições para explicar como os conhecimentos matemáticos foram gerados, adquiridos, organizados intelectual e socialmente e como foram difundidos, a História da Matemática como proposta pedagógica pode ir além de sua utilização como um recurso informativo, destacando que ela está articulada à Etnomatemática, portanto a um método de pesquisa.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









