O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES COM A ETNOMATEMÁTICA

Autores/as

  • Isabel Cristina Machado de Lara

Resumen

Neste artigo, trata-se da História da Matemática e suas contribuições no ensino e na aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar a concepção de alguns autores sobre o seu valor instrumental trazendo subsídios teóricos que possibilitem considerá-la para além dessa perspectiva, delineando possíveis articulações com a Etnomatemática. Para tanto, por meio de um estudo bibliográfico, apresentam-se algumas propostas que podem oportunizar ao estudante aprender Matemática em uma perspectiva mais crítica, percebendo diferentes modos de matematizar e compreendendo as etapas percorridas na criação de determinado conceito ou modelo matemático. A autora argumenta que ao possuir os fundamentos que dão condições para explicar como os conhecimentos matemáticos foram gerados, adquiridos, organizados intelectual e socialmente e como foram difundidos, a História da Matemática como proposta pedagógica pode ir além de sua utilização como um recurso informativo, destacando que ela está articulada à Etnomatemática, portanto a um método de pesquisa.

Publicado

2013-04-07

Cómo citar

de Lara, I. C. M. (2013). O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES COM A ETNOMATEMÁTICA. VIDYA, 33(2), 12. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/254

Número

Sección

Artigos