O QUE A ARITMÉTICA DA EMÍLIA NOS CONTA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA?

Autores

  • Adriel Gonçalves Oliveira
  • Arlete de Jesus Brito

Resumo

Neste artigo, discute-se a possibilidade de uso da obra A aritmética da Emília (1935), de Monteiro Lobato, como fonte para a pesquisa em História da Educação Matemática. Tal obra é entendida como um documento histórico que fornece indícios de práticas do ensino e de aprendizagem de matemática da época em questão. Temos por referenciais Chartier, Burke e Ginzburg. Nossa análise utiliza a intertextualidade entre os diversos documentos escritos na época em que foi publicada essa obra de Lobato.

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Publicado

07.04.2013

Como Citar

Oliveira, A. G., & Brito, A. de J. (2013). O QUE A ARITMÉTICA DA EMÍLIA NOS CONTA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA?. VIDYA, 33(2), 8. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/251

Edição

Seção

Artigos