MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA COM INVESTIGAÇÃO

Gleison de Jesus Marinho Sodré, Adilson Oliveira do Espírito Santo

Resumo


Este artigo constitui parte de nossas reflexões da pesquisa de mestrado em desenvolvimento com o objetivo de analisar contribuições da modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação para a matemática escolar. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da primeira série do ensino médio. Os dados coletados por meio de registros fotográficos e conceituais apontam encaminhamentos para além da construção do conhecimento matemático, ao mobilizar os alunos para debates e discussões a partir de uma questão com diferentes modelos matemáticos postos em concorrência, revelando o papel do sujeito na construção de realidades por meio do uso da regra de três para validação ou não do modelo, pertinente ao ensino da matemática escolar, que corrobora com a Educação Matemática Crítica. Ademais, a pesquisa não tem a pretensão de esgotar a discussão, todavia apontar possíveis caminhos que possam conduzir a outras proposições e a novos questionamentos sobre a temática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.