MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA COM INVESTIGAÇÃO

Autores

  • Gleison de Jesus Marinho Sodré
  • Adilson Oliveira do Espírito Santo

Resumo

Este artigo constitui parte de nossas reflexões da pesquisa de mestrado em desenvolvimento com o objetivo de analisar contribuições da modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação para a matemática escolar. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da primeira série do ensino médio. Os dados coletados por meio de registros fotográficos e conceituais apontam encaminhamentos para além da construção do conhecimento matemático, ao mobilizar os alunos para debates e discussões a partir de uma questão com diferentes modelos matemáticos postos em concorrência, revelando o papel do sujeito na construção de realidades por meio do uso da regra de três para validação ou não do modelo, pertinente ao ensino da matemática escolar, que corrobora com a Educação Matemática Crítica. Ademais, a pesquisa não tem a pretensão de esgotar a discussão, todavia apontar possíveis caminhos que possam conduzir a outras proposições e a novos questionamentos sobre a temática.

Downloads

Publicado

2013-04-07

Como Citar

Sodré, G. de J. M., & do Espírito Santo, A. O. (2013). MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA COM INVESTIGAÇÃO. VIDYA, 33(2), 11. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/256

Edição

Seção

Artigos