PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES ACERCA DA MATEMÁTICA, SEU ENSINO E APRENDIZAGEM E UM CAMINHO PARA UMA PESQUISA SOBRE CONCEPÇÕES

Autores

  • Pedro Lucio Barboza
  • Álvaro Luis Pessoa de Farias

Resumo

Neste estudo de natureza qualitativa, o principal objetivo é analisar a percepção apresentada por futuros professores, estudantes do 5º período de licenciatura em matemática de uma universidade pública do estado da Paraíba, sobre matemática e sobre o processo de ensino e de aprendizagem dessa disciplina. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário a 34 estudantes. Foi observado um equilíbrio entre as percepções positivas ou negativas dos 34 estudantes pesquisados. Para buscar superar as percepções negativas acerca da matemática, do ensino e da aprendizagem, sugerimos a implantação de programas e ações nas licenciaturas e nos cursos de formação continuada para buscar reverter essas percepções.

Downloads

Publicado

2013-04-07

Como Citar

Barboza, P. L., & de Farias, Álvaro L. P. (2013). PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES ACERCA DA MATEMÁTICA, SEU ENSINO E APRENDIZAGEM E UM CAMINHO PARA UMA PESQUISA SOBRE CONCEPÇÕES. VIDYA, 33(2), 8. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/257

Edição

Seção

Artigos