v. 36 n. 1 (2016)

Editorial

Temos a satisfação de divulgar o n. 1 do volume 36 da Revista Vidya, relativo ao ano de 2016, com publicações envolvendo temas atuais sobre o ensino e a aprendizagem na área de Ciências, Matemática e Educação. Conforme o escopo do periódico são priorizados resultados de pesquisa consolidadas e que possam vir a contribuir para novas, bem como para seu uso em sala de aula nos diversos níveis de escolaridade.

Nesta edição temos artigos em língua portuguesa oriundos do Brasil e Portugal e de língua espanhola oriundos da Colômbia e do Perú. Os assuntos são diversos, iniciando pelo primeiro artigo que aborda a percepção de docentes a respeito da inclusão, tema atual e que merece a todo momento novas discussões e informações. Segue com artigo tratando de discussão fundamentada em Popper indicando possíveis implicações para o ensino de ciências. Como não se poderia deixar de tratar de questões avaliativas, o terceiro artigo apresenta análise de diferenças de resultados resultantes do PISA 2012 entre competências nos desenhos curriculares ente Perú e Portugal.

Educação Matemática Crítica está presente no artigo que trata de como utilizar projetos de aula em ambientes de aprendizagem para a contextualização da representação gráfica de números inteiros. O quinto artigo é um estudo envolvendo políticas públicas implementadas na Educação Básica a partir de parcerias com Projetos como OBEDUC desenvolvidos no sul do RS, o Mais Educação, o PNLD e o ProEMI.

Geometria está presente no artigo que aborda como pessoas de uma Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias, Tocantins, efetuam medidas de terra identificando a matemática escolar presente neste processo. Ainda com o tema Geometria, o artigo seguinte enfoca a aprendizagem de medição galgada quase que exclusivamente em memorização de fórmulas, num enfoque mecanicista. A pesquisa foi realizada com estudantes de quatro escolas da região de Bogotá.

No oitavo artigo é indicada a possibilidade da Modelagem Matemática como método de ensino na análise de como ela pode se aproximar da realidade dos estudantes e no nono, a Didática Francesa se faz presente na descrição de situações-problema envolvendo o conteúdo de Integrais Dependentes de Parâmetros. No décimo, é abordada uma pesquisa de doutorada na Universidade de Aveiro, Portugal, na qual é feita pesquisa com futuros professores de Matemática no Timor-Leste a respeito do raciocínio algébrico.

No décimo primeiro encontra-se uma investigação na área de Física, em que os autores analisam como os estudantes elaboram problemas dessa disciplina. No décimo segundo artigo é apresentada uma pesquisa bibliográfica a respeito do lúdico na formação matemática nos anos iniciais no Ensino Fundamental. Finalizando, o último artigo aborda o raciocínio proporcional em livros didáticos do Ensino Fundamental.

Desejamos a todos uma excelente leitura.

Prof. Dr. José Carlos Pinto Leivas - Editor

Publicado: 04.10.2016

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