APROXIMANDO MATEMÁTICA E REALIDADE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO

Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara

Resumo


Este artigo trata da aproximação entre a Matemática e a realidade dos estudantes possibilitada pela Modelagem Matemática como método de ensino. Objetiva identificar de que modo a Modelagem Matemática pode aproximar a Matemática à realidade dos estudantes. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa envolvendo um estudo de caso múltiplos. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário com perguntas abertas aplicado a dez professores de Matemática de diferentes escolas públicas e privadas do município de Porto Alegre, RS. As respostas dos professores participantes da pesquisa foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva – ATD, perfazendo todas as suas etapas: unitarização; categorização; comunicação das novas compreensões atingidas – metatexto. A análise evidencia que na percepção dos professores participantes da pesquisa a Modelagem Matemática oportuniza a resolução de situações problema reais e a escolha de temas contextualizados que aproximam a Matemática à realidade dos estudantes e possibilitam a pesquisa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.