APROXIMANDO MATEMÁTICA E REALIDADE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Autores
Diego de Vargas Matos
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Isabel Cristina Machado de Lara
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Resumo
Este artigo trata da aproximação entre a Matemática e a realidade dos estudantes possibilitada pela Modelagem Matemática como método de ensino. Objetiva identificar de que modo a Modelagem Matemática pode aproximar a Matemática à realidade dos estudantes. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa envolvendo um estudo de caso múltiplos. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário com perguntas abertas aplicado a dez professores de Matemática de diferentes escolas públicas e privadas do município de Porto Alegre, RS. As respostas dos professores participantes da pesquisa foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva – ATD, perfazendo todas as suas etapas: unitarização; categorização; comunicação das novas compreensões atingidas – metatexto. A análise evidencia que na percepção dos professores participantes da pesquisa a Modelagem Matemática oportuniza a resolução de situações problema reais e a escolha de temas contextualizados que aproximam a Matemática à realidade dos estudantes e possibilitam a pesquisa.
Biografia do Autor
Diego de Vargas Matos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado em Matemática pela PUCRS.
Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós Doutoramento em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).