APROXIMANDO MATEMÁTICA E REALIDADE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Resumen
Este artigo trata da aproximação entre a Matemática e a realidade dos estudantes possibilitada pela Modelagem Matemática como método de ensino. Objetiva identificar de que modo a Modelagem Matemática pode aproximar a Matemática à realidade dos estudantes. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa envolvendo um estudo de caso múltiplos. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário com perguntas abertas aplicado a dez professores de Matemática de diferentes escolas públicas e privadas do município de Porto Alegre, RS. As respostas dos professores participantes da pesquisa foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva – ATD, perfazendo todas as suas etapas: unitarização; categorização; comunicação das novas compreensões atingidas – metatexto. A análise evidencia que na percepção dos professores participantes da pesquisa a Modelagem Matemática oportuniza a resolução de situações problema reais e a escolha de temas contextualizados que aproximam a Matemática à realidade dos estudantes e possibilitam a pesquisa.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









