QUANDO OS ESTUDANTES ELABORAM OS PROBLEMAS DE FÍSICA

Autores

  • Leonardo Santiago Lima Marengão Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Celso Ferrari
  • Marinez Meneguello Passos Universidade Estadual de Londrina
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Nesta pesquisa investigamos a possibilidade de os estudantes identificarem problemas de Física em seu cotidiano após terem aulas de Mecânica segundo um processo de problematização, por meio dos Três Momentos Pedagógicos. A pesquisa foi realizada com estudantes do período noturno do curso Técnico em Transporte de Cargas, na modalidade PROEJA, do Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente foram aplicados a todos os estudantes questionários constituídos de perguntas abertas e, posteriormente, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns desses estudantes. Ao longo do desenvolvimento das etapas dos Três Momentos Pedagógicos foi proposto aos estudantes que elaborassem problemas de Física. A interpretação das respostas aos questionários e das transcrições das entrevistas por meio da Análise de Conteúdo sugere que o desenvolvimento dos Três Momentos Pedagógicos, com a elaboração de problemas pelos próprios estudantes, permite que haja uma relativa apropriação de tais problemas pelos mesmos, o que os auxilia no desenvolvimento da percepção com relação à presença da Física em situações do seu cotidiano, ainda que existam dificuldades conceituais de aprendizagem. A atuação dialógica do professor e uma participação ativa dos estudantes ao longo do processo foram características fundamentais para que eles conseguissem elaborar problemas de Física fora do ambiente escolar.

Biografia do Autor

Leonardo Santiago Lima Marengão, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEL

Marinez Meneguello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência - UNESP

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Marengão, L. S. L., Ferrari, P. C., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2016). QUANDO OS ESTUDANTES ELABORAM OS PROBLEMAS DE FÍSICA. VIDYA, 36(1), 161–175. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1789

Edição

Seção

Artigos