QUANDO OS ESTUDANTES ELABORAM OS PROBLEMAS DE FÍSICA

Autores/as

  • Leonardo Santiago Lima Marengão Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Celso Ferrari
  • Marinez Meneguello Passos Universidade Estadual de Londrina
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina

Resumen

Nesta pesquisa investigamos a possibilidade de os estudantes identificarem problemas de Física em seu cotidiano após terem aulas de Mecânica segundo um processo de problematização, por meio dos Três Momentos Pedagógicos. A pesquisa foi realizada com estudantes do período noturno do curso Técnico em Transporte de Cargas, na modalidade PROEJA, do Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente foram aplicados a todos os estudantes questionários constituídos de perguntas abertas e, posteriormente, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns desses estudantes. Ao longo do desenvolvimento das etapas dos Três Momentos Pedagógicos foi proposto aos estudantes que elaborassem problemas de Física. A interpretação das respostas aos questionários e das transcrições das entrevistas por meio da Análise de Conteúdo sugere que o desenvolvimento dos Três Momentos Pedagógicos, com a elaboração de problemas pelos próprios estudantes, permite que haja uma relativa apropriação de tais problemas pelos mesmos, o que os auxilia no desenvolvimento da percepção com relação à presença da Física em situações do seu cotidiano, ainda que existam dificuldades conceituais de aprendizagem. A atuação dialógica do professor e uma participação ativa dos estudantes ao longo do processo foram características fundamentais para que eles conseguissem elaborar problemas de Física fora do ambiente escolar.

Biografía del autor/a

Leonardo Santiago Lima Marengão, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEL

Marinez Meneguello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência - UNESP

Publicado

2016-10-04

Cómo citar

Marengão, L. S. L., Ferrari, P. C., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2016). QUANDO OS ESTUDANTES ELABORAM OS PROBLEMAS DE FÍSICA. VIDYA, 36(1), 161–175. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1789

Número

Sección

Artigos