QUANDO OS ESTUDANTES ELABORAM OS PROBLEMAS DE FÍSICA
Abstract
Nesta pesquisa investigamos a possibilidade de os estudantes identificarem problemas de Física em seu cotidiano após terem aulas de Mecânica segundo um processo de problematização, por meio dos Três Momentos Pedagógicos. A pesquisa foi realizada com estudantes do período noturno do curso Técnico em Transporte de Cargas, na modalidade PROEJA, do Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente foram aplicados a todos os estudantes questionários constituídos de perguntas abertas e, posteriormente, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns desses estudantes. Ao longo do desenvolvimento das etapas dos Três Momentos Pedagógicos foi proposto aos estudantes que elaborassem problemas de Física. A interpretação das respostas aos questionários e das transcrições das entrevistas por meio da Análise de Conteúdo sugere que o desenvolvimento dos Três Momentos Pedagógicos, com a elaboração de problemas pelos próprios estudantes, permite que haja uma relativa apropriação de tais problemas pelos mesmos, o que os auxilia no desenvolvimento da percepção com relação à presença da Física em situações do seu cotidiano, ainda que existam dificuldades conceituais de aprendizagem. A atuação dialógica do professor e uma participação ativa dos estudantes ao longo do processo foram características fundamentais para que eles conseguissem elaborar problemas de Física fora do ambiente escolar.