RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: ABORDAGEM RELACIONAL OU PROCEDIMENTAL?

Daniel Moreira dos Santos, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner

Resumo


Neste estudo procuramos compreender como dois livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) abordam as idéias envolvendo raciocínio proporcional segundo dois prismas: (a) a natureza multiplicativa do raciocínio proporcional e (b) exploração dos níveis de compreensão instrumental e relacional em notas explicativas e atividades matemáticas. Além destes dois aspectos de nossa análise utilizamos critérios de avaliação trazidos pelo PNLD para uma caracterização geral das obras investigadas. O estudo nos mostrou que os dois livros didáticos estudados possuem a mesma concepção de ensino-aprendizagem. No entanto, o segundo livro apresentado neste texto enfatizou, na exposição do conteúdo, a natureza multiplicativa das relações proporcionais, enquanto que o primeiro livro não deu ênfase conceitual no assunto.


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