RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: ABORDAGEM RELACIONAL OU PROCEDIMENTAL?

Autores

  • Daniel Moreira dos Santos Prefeitura Municipal de Vitória
  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES Professora Aposentada do Instituto de Matemática da UFRJ

Resumo

Neste estudo procuramos compreender como dois livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) abordam as idéias envolvendo raciocínio proporcional segundo dois prismas: (a) a natureza multiplicativa do raciocínio proporcional e (b) exploração dos níveis de compreensão instrumental e relacional em notas explicativas e atividades matemáticas. Além destes dois aspectos de nossa análise utilizamos critérios de avaliação trazidos pelo PNLD para uma caracterização geral das obras investigadas. O estudo nos mostrou que os dois livros didáticos estudados possuem a mesma concepção de ensino-aprendizagem. No entanto, o segundo livro apresentado neste texto enfatizou, na exposição do conteúdo, a natureza multiplicativa das relações proporcionais, enquanto que o primeiro livro não deu ênfase conceitual no assunto.

Biografia do Autor

Daniel Moreira dos Santos, Prefeitura Municipal de Vitória

Mestre em Educação (Linguagem Matemática) pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES (2014), graduado em Licenciatura plena em Matemática (2011) pela UFES, técnico em Informática (2006) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - CEFETES. Membro do Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo (Geem/ES-Ufes). Professor efetivo da rede municipal de Vitória/ES atuando no Ensino Fundamental. Professor DT do Estado do Espírito Santo atuando em cursos técnicos de nível Médio. Professor do Ensino Superior em faculdades privadas do Espírito Santo. Professor orientador do curso de especialização "Matemática na Prática" (UFES 2016). Atualmente tem lecionado as seguintes disciplinas: Estatística aplicada à Educação, Metodologia e prática de ensino da Matemática, Educação e Tecnologias Contemporâneas e Orientação à elaboração de T.C.C. Na pesquisa em Educação Matemática tem investigado principalmente os assuntos: Cálculo Mental, Ensino-Aprendizagem de Números nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES Professora Aposentada do Instituto de Matemática da UFRJ

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Educação Matemática - Indiana University, USA (1993). Atualmente é professor colaborador da Universidade Federal do Espírito Santo e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino Aprendizagem e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: metacognição, formação continuada de professores, concepções, avaliação, investigação da prática, frações, números, resolução de problemas, formulação de problemas, e educação matemática no ensino superior.

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Publicado

2016-10-04

Como Citar

Santos, D. M. dos, & Santos-Wagner, V. M. P. dos. (2016). RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: ABORDAGEM RELACIONAL OU PROCEDIMENTAL?. VIDYA, 36(1), 187–201. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1799

Edição

Seção

Artigos