RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: ABORDAGEM RELACIONAL OU PROCEDIMENTAL?
Resumen
Neste estudo procuramos compreender como dois livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) abordam as idéias envolvendo raciocínio proporcional segundo dois prismas: (a) a natureza multiplicativa do raciocínio proporcional e (b) exploração dos níveis de compreensão instrumental e relacional em notas explicativas e atividades matemáticas. Além destes dois aspectos de nossa análise utilizamos critérios de avaliação trazidos pelo PNLD para uma caracterização geral das obras investigadas. O estudo nos mostrou que os dois livros didáticos estudados possuem a mesma concepção de ensino-aprendizagem. No entanto, o segundo livro apresentado neste texto enfatizou, na exposição do conteúdo, a natureza multiplicativa das relações proporcionais, enquanto que o primeiro livro não deu ênfase conceitual no assunto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









