PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DO CONCEITO DE INCLUSÃO
Autores
André Luis Menezes
PUC-RS
Roberta Chiesa Bartelmebs
Maurivan Güntzel Ramos
Regis Alexandre Lahm
Resumo
Este artigo é resultado de estudo realizado com 24 professores da Educação Básica que cursam mestrado e doutorado em Educação em Ciências e Matemática em uma instituição de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul. Teve por objetivo investigar as percepções docentes acerca do conceito de inclusão. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário online e a análise das respostas baseou-se na Análise Textual Discursiva (ATD). Sobre a temática emergiram três grandes categorias que caracterizam as percepções docentes: Concepções dos professores da Educação Básica acerca do termo inclusão; Concepções do direito à educação ao processo de inclusão e Implicações metodológicas do processo de inclusão Escolar. Os resultados sinalizam a percepção da inclusão escolar nas perspectivas dos seus vários significados, dos aspectos legais e pedagógicos. Também, pode-se depreender sobre a necessidade de capacitação dos professores que contribuam para sua qualificação no âmbito epistemológico, pedagógico e metodológico.