UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E EFEITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Ana Devantier Reinke, Christian Masseron Nunes, Maira Ferreira

Resumo


A pesquisa se refere a um estudo sobre políticas educacionais, programas e projetos, desenvolvidos na Educação Básica, implementados como ações para a melhoria da qualidade da educação nas escolas da rede pública. O objetivo do estudo é apontar os impactos da realização dessas políticas nas práticas de duas escolas da rede pública estadual, localizadas em uma cidade da região sul do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que os programas/projetos implementados nas escolas não são articulados entre si, ou a outras políticas públicas, sendo mais (re)conhecidos nas escolas por prover recursos materiais, do que por seus objetivos e finalidades com relação a melhoria do desempenho dos estudantes. Além disso, observou-se que não há acompanhamento ou avaliação dos resultados das ações, para que seja possível apontar seu impacto nas práticas da escola.


1 Pesquisa com financiamento da Capes – Obeduc/Capes.


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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v36i1.618

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