UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E EFEITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores/as

  • Ana Devantier Reinke UFPEL - Universidade Federal de Pelotas
  • Christian Masseron Nunes UFPEL - Universidade Federal de Pelotas
  • Maira Ferreira UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

Resumen

A pesquisa se refere a um estudo sobre políticas educacionais, programas e projetos, desenvolvidos na Educação Básica, implementados como ações para a melhoria da qualidade da educação nas escolas da rede pública. O objetivo do estudo é apontar os impactos da realização dessas políticas nas práticas de duas escolas da rede pública estadual, localizadas em uma cidade da região sul do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que os programas/projetos implementados nas escolas não são articulados entre si, ou a outras políticas públicas, sendo mais (re)conhecidos nas escolas por prover recursos materiais, do que por seus objetivos e finalidades com relação a melhoria do desempenho dos estudantes. Além disso, observou-se que não há acompanhamento ou avaliação dos resultados das ações, para que seja possível apontar seu impacto nas práticas da escola.


1 Pesquisa com financiamento da Capes – Obeduc/Capes.

Biografía del autor/a

Ana Devantier Reinke, UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos. - Curso de Licenciatura em Química

Christian Masseron Nunes, UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos. - Curso de Licenciatura em Química

Maira Ferreira, UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos. - Curso de Licenciatura em Química

Publicado

2016-10-04

Cómo citar

Reinke, A. D., Nunes, C. M., & Ferreira, M. (2016). UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E EFEITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. VIDYA, 36(1), 53–68. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/618

Número

Sección

Artigos