O LÚDICO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Marli Correa Martins, Rosania Benachio Martins, Nilce Fátima Scheffer

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar um referencial que fundamente o papel do lúdico na aprendizagem matemática. O estudo insere-se na abordagem bibliográfica, no qual se apresentam reflexões a respeito da ludicidade como estratégia pedagógica para ensinar matemática no Ensino Fundamental. Buscamos definições para o termo lúdico, suas finalidades e contribuições para os processos de conhecimento humano. Tendo em vista que a educação se encontra em constante transformação, influenciada principalmente pelas tecnologias digitais, os jogos e brincadeiras são vistos de maneira positiva, pois contribuem para a aprendizagem. Dessa forma, o aprendizado lúdico é aquele que ocorre por meio de brincadeiras e jogos educativos, o que conduz a criança a aprender brincando. Os resultados do estudo apontam a importância da ludicidade para o ensino de matemática e remetem ao papel do professor enquanto profissional crítico e reflexivo de sua prática.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.