ANÁLISES PRELIMINARES E A ANÁLISE A PRIORI PARA A NOÇÃO DE INTEGRAIS DEPENDENTES DE PARÂMETROS

Francisco regis Alves

Resumo


O presente trabalho apresenta, descreve e sugere elementos cotejados ao decurso de uma ação investigativa, que assume os pressupostos e a sistematização prevista por uma Engenharia Didática – ED. Dessa forma, tendo em vista os momentos clássicos, largamente relatados pela vertente francesa de pesquisa em Didática da Matemática, opta pelos momentos de análises preliminares e análise a priori, com a descrição de situações-problemas envolvendo o conteúdo de Integrais Dependentes de Parâmetros – IDP´s. O citado conteúdo pode ser identificado num contexto da Transição Interna do Cálculo – TINC (ALVES, 2011) e permite sua discussão em um âmbito de ordem metodológica (DANNA-PICARD, 2004), bem como a possibilidade de uma transmissão didática afetada pelo uso do software GeoGebra. Dessa forma, o escrito indica elementos cujo significado pode ser controlado, previsto e reproduzido/replicado numa situação empírica a ser desenvolvida no locus acadêmico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.