AS IMPLICAÇÕES DA EPISTEMOLOGIA DE POPPER NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Anderson Luiz Ellwanger Centro Universitário Franciscano
  • Marcos Alexandre Alves
  • Solange Binotto Fagan

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v36i1.566

Resumo

O artigo apresenta uma discussão fundamentada na epistemologia de Karl Popper e indica suas possíveis implicações para o ensino de ciências. O “problema da demarcação” é central na obra de Popper, e consiste em identificar um critério que distinga as teorias científicas das pseudocientíficas. Essa distinção passa pela sujeição de uma teoria científica a testes empíricos, que podem resultar na sua falsificação. Nessa perspectiva, cabe à epistemologia discutir e indagar como podem os enunciados científicos serem submetidos a testes. No ensino de ciências, Popper incentiva ao educador mapear previamente os conhecimentos dos estudantes e usá-los, em suas aulas, como ponto de partida. Sugere, além disso, que o professor explicite algumas teorias científicas corretas e incorretas, e após, por meio de comprovações e ou refutações, descarte as inapropriadas e sistematize o conhecimento científico. Enfim, a contribuição de Popper para o ensino consiste na tese de que o conhecimento científico é sempre provisório.

Biografia do Autor

Anderson Luiz Ellwanger, Centro Universitário Franciscano

Física, Ensino de Ciências

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Publicado

2016-10-04

Como Citar

Ellwanger, A. L., Alves, M. A., & Fagan, S. B. (2016). AS IMPLICAÇÕES DA EPISTEMOLOGIA DE POPPER NO ENSINO DE CIÊNCIAS. VIDYA, 36(1), 15–27. https://doi.org/10.37781/vidya.v36i1.566

Edição

Seção

Artigos