O RACIOCÍNIO ALGÉBRICO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TIMOR – LESTE: ANÁLISE DE UM INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO

Lucia Yeni Wulandari Suharman, Teresa Bixirão Neto

Resumo


A formação inicial de professores é considerada como uma fase importante para dotar os futuros professores com uma boa qualidade de conhecimento matemático e didático. A avaliação do raciocínio algébrico (RA) de futuros professores de matemática é um meio para ter informações relativamente aos seus conhecimentos  e através desse feedback contribuir para a melhoria dos programas de formação.

No presente trabalho apresenta-se os resultados de um estudo  envolvendo a análise dos níveis de raciocínio algébrico através de um inquérito por questionário aplicado a vinte e quatro futuros professores de matemática em Timor - Leste. As tarefas algébricas apresentadas no questionário, têm em conta os processos de generalização, simbolização, bem como, a modelação estrutural e funcional e o cálculo analítico.

Uma análise do conteúdo aplicada neste estudo, permitiu identificar várias soluções incorretas e, muitas vezes, a utilização de um raciocínio aritmético em detrimento da utilização de raciocínio algébrico.

O estudo recomenda uma ação formativa que permita desenvolver,  habilidades didático - matemáticas para as práticas de ensino  que envolvam o raciocínio algébrico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.