v. 28 n. 1 (2008)

Editorial

Ao considerar o que chama de paradigma emergente da ciência pós-moderna, Boaventura Souza Santos aponta para a necessária superação da dicotomia entre ciências naturais e ciências sociais que situa a pessoa, enquanto autor e sujeito do mundo, no centro do conhecimento, mas, “ao contrário das humanidades tradicionais, coloca o que hoje designamos por natureza no centro da pessoa. Não há natureza humana porque toda a natureza é humana”*. Desse modo, as diferentes perspectivas da educação devem considerar esse aspecto que atravessa e é atravessado pelo conhecimento, em suas variadas expressões, o que garantiria a necessária compreensão e prática transdisciplinar em sua formulação mais abrangente.

Esse entendimento, acreditamos, encontra-se no cerne da proposta editorial da revista Vidya que, nesta edição, reúne artigos sobre as dimensões da profissão docente, as interfaces entre a Psicologia e a Biologia, as representações sociais sobre a área de Letras, questões relativas à metaconsciência de professores de inglês sobre teorias de aprendizagem e também aspectos relacionados ao ensino da leitura nas aulas de língua estrangeira. Além disso, apresenta uma síntese sobre as dissertações voltadas ao ensino de matemática, bem como experiências a respeito da pertinência do trabalho com jogos e recursos virtuais, no âmbito do ensino de conteúdos matemáticos.

Nesse mosaico dialógico, encontra-se o convite para o aprofundamento de reflexões teóricas e o repensar de práticas docentes. Por esse convite, o nosso agradecimento aos autores e às autoras, com o desejo de ótima leitura a todos e a todas que compartilham a alegria do encontro nestas páginas.

Inara de Oliveira Rodrigues

Editora

Publicado: 2015-04-16