DIMENSÕES DA PROFISSÃO DOCENTE

Guacira de Azambuja, Gracilliani Rosa da Cunha

Resumo


Com o objetivo de conhecer as necessidades e perspectivas de um grupo de professores de duas escolas da rede pública estadual de Santa Maria/RS realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo e metodologia do tipo etnográfica. Os sujeitos/objetos de pesquisa foram dezenove docentes e os instrumentos utilizados para coleta de dados consistitiram em questionário e entrevista narrativa. Como resultado, identificou-se que os professores participantes da pesquisa apresentam as quatro dimensões das necessidades (afetiva, cognitiva, social e ideológica) estudadas pelos autores Pourtois e Desmet (1999), juntamente com as três dimensões das necessidades (pessoais, profissionais e organizacionais) trabalhadas por Abdalla (2006). A pesquisa também apontou que há indissociabilidade entre o âmbito pessoal e profissional na atuação docente; que as dimensões profissional e organizacional se complementam e a qualificação, bem como o desenvolvimento profissional, implicam no ser e estar na profissão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.