DIMENSÕES DA PROFISSÃO DOCENTE
Resumo
Com o objetivo de conhecer as necessidades e perspectivas de um grupo de professores de duas escolas da rede pública estadual de Santa Maria/RS realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo e metodologia do tipo etnográfica. Os sujeitos/objetos de pesquisa foram dezenove docentes e os instrumentos utilizados para coleta de dados consistitiram em questionário e entrevista narrativa. Como resultado, identificou-se que os professores participantes da pesquisa apresentam as quatro dimensões das necessidades (afetiva, cognitiva, social e ideológica) estudadas pelos autores Pourtois e Desmet (1999), juntamente com as três dimensões das necessidades (pessoais, profissionais e organizacionais) trabalhadas por Abdalla (2006). A pesquisa também apontou que há indissociabilidade entre o âmbito pessoal e profissional na atuação docente; que as dimensões profissional e organizacional se complementam e a qualificação, bem como o desenvolvimento profissional, implicam no ser e estar na profissão.Downloads
Publicado
16.04.2008
Como Citar
de Azambuja, G., & da Cunha, G. R. (2008). DIMENSÕES DA PROFISSÃO DOCENTE. VIDYA, 28(1), 10. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/331
Edição
Seção
Artigos