CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA - TRABALHANDO COM FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DE JOGOS
Resumo
Objetiva-se, neste artigo, apresentar e analisar uma experiência de ensino em que o conteúdo matemático função quadrática foi trabalhado a partir de um jogo de cartas como recurso didático. A pesquisa foi realizada com alunos da primeira série do Ensino Médio numa aula de Matemática, seguindo a abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita, essencialmente, por observação-participante em aula. Analisou-se em que medida a atividade permitiu aos alunos avançarem no conhecimento sobre função quadrática, estabelecendo relações entre sua lei de formação, vértice, raízes e gráfico. O estudo mostrou que a atividade permitiu que alguns alunos construíssem essa compreensão e que outros a aprofundassem durante e a partir do jogo. A pesquisa possibilitou, também, desenvolver análises sobre o aprimoramento da prática pedagógica do professor. Concluiu-se que a falta de apoio, do ponto de vista da formação continuada, faz com que, muitas vezes, o professor abandone uma prática antes mesmo de ter tido oportunidade de aprimorá-la.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









