CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA - TRABALHANDO COM FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DE JOGOS

Lucicleide Lavor Terto, Norma Suely Gomes Allevato

Resumo


Objetiva-se, neste artigo, apresentar e analisar uma experiência de ensino em que o conteúdo matemático função quadrática foi trabalhado a partir de um jogo de cartas como recurso didático. A pesquisa foi realizada com alunos da primeira série do Ensino Médio numa aula de Matemática, seguindo a abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita, essencialmente, por observação-participante em aula. Analisou-se em que medida a atividade permitiu aos alunos avançarem no conhecimento sobre função quadrática, estabelecendo relações entre sua lei de formação, vértice, raízes e gráfico. O estudo mostrou que a atividade permitiu que alguns alunos construíssem essa compreensão e que outros a aprofundassem durante e a partir do jogo. A pesquisa possibilitou, também, desenvolver análises sobre o aprimoramento da prática pedagógica do professor. Concluiu-se que a falta de apoio, do ponto de vista da formação continuada, faz com que, muitas vezes, o professor abandone uma prática antes mesmo de ter tido oportunidade de aprimorá-la.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.