PIZZAS E TRIÂNGULO DE PASCAL: ILUSTRANDO A ARTICULAÇÃO CONCEITUAL DE UMA RESPOSTA EM FÓRUM VIRTUAL

Marcelo Almeida Bairral, Gilmar Teixeira dos Santos

Resumo


Ilustrar relações conceituais entre situações de aprendizagem variadas deve ser um dos objetivos do ensino de matemática. Nesse processo, o desenvolvimento de habilidades comunicativas, inclusive as mediadas pela informática, tem assumido um papel crucial. Neste artigo, mostramos a articulação conceitual entre resposta apresentada para um problema proposto e o Triângulo de Pascal1. O estudo contribui para a matemática escolar em duas vertentes: mostrar que é possível resolver problemas matemáticos on-line e chamar a atenção do professor sobre a importância de dispor de uma variedade de estratégias para analisar a construção do conhecimento dos alunos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.