“O QUE EU FAÇO E O QUE EU DIGO QUE FAÇO”: A METACONSCIÊNCIA DE PROFESSORAS DE INGLÊS SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Luciane Kirchhof Ticks

Resumo

Este artigo discute as contribuições do processo reflexivo colaborativo para o desenvolvimento de uma metaconsciência acerca das concepções de aprendizagem (e ensino) que subjazem à prática pedagógica de professoras de inglês pré e em serviço. Para tanto, um processo reflexivo foi organizado e desenvolvido durante seis meses, com duas professoras pré e uma em serviço. O corpus coletado nesse período foi analisado sob a luz da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003). Os resultados apontam para o fato de que o processo reflexivo desencadeado permitiu às participantes o desenvolvimento de uma metaconsciência acerca das escolhas feitas em sala de aula, que eram inicialmente subsidiadas pela perspectiva behaviorista, bem como discutir as possibilidades de organização da prática pedagógica com base na concepção sociocultural de aprendizagem.

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Publicado

16.04.2008

Como Citar

Ticks, L. K. (2008). “O QUE EU FAÇO E O QUE EU DIGO QUE FAÇO”: A METACONSCIÊNCIA DE PROFESSORAS DE INGLÊS SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM. VIDYA, 28(1), 24. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/334

Edição

Seção

Artigos