v. 23 n. 40 (2003)

Editorial

Pluralidade e interdisciplinaridade como o entrecruzamento dialógico do conhecimento: essa concepção pode ser entendida como a salutar tendência que perpassa todas as áreas do saber humano na contemporaneidade. Trata-se do reconhecimento de que o homem constitui-se como sujeito que sofre e reage às contingências do mundo de forma integral e, por isso, as diferentes e necessárias especialidades da ciência não devem se manter como olhares isolados quando se tem por meta a desejada qualidade de vida: a possibilidade de satisfação das necessidades biológicas e psíquicas dos indivíduos, a partir de um ambiente que lhes garanta segurança pessoal e o desenvolvimento das suas potencialidades culturais e criativas.

Ao se reunirem estes artigos que compõem o quadragésimo número da Revista Vidya, destaca-se, justamente, a relevante pluralidade dos saberes na área da Saúde. As perspectivas e propostas dos profissionais, docentes e pesquisadores, do Centro Universitário Franciscano e de outras Instituições de Ensino Superior que se fazem aqui presentes, resultam em uma significativa contribuição às atuais e prementes reflexões sobre os desafiadores problemas que se interpõem à concretização de uma vida mais saudável, fundamento para que seja alcançada a felicidade individual e coletiva.

Inara de Oliveira Rodrigues

Editora

Publicado: 2015-04-24