v. 27, n. 1 (2007)

Editorial

Pensar o presente sem desconsiderar a história e as possibilidades de construção coletiva do futuro. Em tempos de crise paradigmática, essa afirmação é muito desafiadora, pois desconsidera tanto os relativismos fáceis quanto o individualismo como agência, que tornam o hoje um tempo ad eternum. Nessa reflexão, colocam-se, de forma preocupante, os rumos da educação brasileira.

Ao apresentarmos esta edição da revista Vidya, temos a satisfação de, mais uma vez, compartilharmos olhares e saberes que oportunizam novos diálogos sobre os caminhos educacionais em nosso país. Aqui, há artigos que realizam o resgate histórico de conceitos e práticas educacionais, em âmbito local e nacional, bem como abordam questões e propostas relativas ao processo de ensino-aprendizagem que, atuais, consideram os avanços científicos e tecnológicos, sem descuidar do horizonte crítico e reflexivo do papel dos educadores nesse contexto.

Por certo, no conjunto dessas perspectivas diferenciadas, encontra-se um espaço de debate, de pluralismo crítico, de abertura potencialmente criadora a novas/outras propostas no campo da educação. Um campo vasto, no qual nos colocamos com responsabilidade e ética, mas, sobretudo, com sonhos sempre renovados.

Os nossos agradecimentos a todos os participantes deste número e o convite à proveitosa reflexão a todos os leitores.

Inara de Oliveira Rodrigues

Editora

Sumário

Artigos

Géssica Priscila Ramos
PDF
12
Edson Renato Nardi, Ricardo Leite Camargo
PDF
16
Carlos Roberto da Rosa Rangel
PDF
18
Cláudia Terra do Nascimento, Vantoir Roberto Brancher, Valeska Fortes de Oliveira
PDF
12
Maria Eliana Barreto Druzian
PDF
12
Lucélio Jantuta
PDF
14
Giovani Rubert Librelotto, Sandra C. Lopes, Guilherme C. Kurtz, Rogério C. Turchetti, Pedro Rangel Henriques
PDF
16
Eugênio Carlos Stieler, Marcio Violante Ferreira
PDF
12
Mara Regin Caino Teixeira Marchiori, Noemi Boer
PDF
14