v. 27 n. 1 (2007)

Editorial

Pensar o presente sem desconsiderar a história e as possibilidades de construção coletiva do futuro. Em tempos de crise paradigmática, essa afirmação é muito desafiadora, pois desconsidera tanto os relativismos fáceis quanto o individualismo como agência, que tornam o hoje um tempo ad eternum. Nessa reflexão, colocam-se, de forma preocupante, os rumos da educação brasileira.

Ao apresentarmos esta edição da revista Vidya, temos a satisfação de, mais uma vez, compartilharmos olhares e saberes que oportunizam novos diálogos sobre os caminhos educacionais em nosso país. Aqui, há artigos que realizam o resgate histórico de conceitos e práticas educacionais, em âmbito local e nacional, bem como abordam questões e propostas relativas ao processo de ensino-aprendizagem que, atuais, consideram os avanços científicos e tecnológicos, sem descuidar do horizonte crítico e reflexivo do papel dos educadores nesse contexto.

Por certo, no conjunto dessas perspectivas diferenciadas, encontra-se um espaço de debate, de pluralismo crítico, de abertura potencialmente criadora a novas/outras propostas no campo da educação. Um campo vasto, no qual nos colocamos com responsabilidade e ética, mas, sobretudo, com sonhos sempre renovados.

Os nossos agradecimentos a todos os participantes deste número e o convite à proveitosa reflexão a todos os leitores.

Inara de Oliveira Rodrigues

Editora

Publicado: 2015-04-17