USO DO EXCEL NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: DIAGNÓSTICOS DE UMA INVESTIGAÇÃO PAUTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA
Resumo
A realidade atual se apresenta como um momento singular para a utilização de novas tecnologias no ensino. Investigações sobre vantagens e/ou possíveis desvantagens no uso dessas tecnologias são importantes para subsidiarem os professores no processo de preparação de novas formas de abordagem dos conteúdos. Neste trabalho, apresentam-se resultados de uma investigação sobre a abordagem dos conceitos de juros simples, juros compostos e desconto simples com o uso da planilha eletrônica do Excel, sendo que os procedimentos metodológicos empregados se pautaram na Engenharia Didática. A pesquisa foi realizada com uma turma do oitavo semestre do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIFRA/RS. Os conceitos da Matemática Financeira foram introduzidos por meio de situações-problema, com auxílio da planilha eletrônica do Excel. As análises, feitas com base nos dados coletados durante a aplicação da seqüência didática, apontam para uma adequada utilização do computador no ensino de Matemática Financeira.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









