USO DO EXCEL NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: DIAGNÓSTICOS DE UMA INVESTIGAÇÃO PAUTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA

Eugênio Carlos Stieler, Marcio Violante Ferreira

Resumo


A realidade atual se apresenta como um momento singular para a utilização de novas tecnologias no ensino. Investigações sobre vantagens e/ou possíveis desvantagens no uso dessas tecnologias são importantes para subsidiarem os professores no processo de preparação de novas formas de abordagem dos conteúdos. Neste trabalho, apresentam-se resultados de uma investigação sobre a abordagem dos conceitos de juros simples, juros compostos e desconto simples com o uso da planilha eletrônica do Excel, sendo que os procedimentos metodológicos empregados se pautaram na Engenharia Didática. A pesquisa foi realizada com uma turma do oitavo semestre do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIFRA/RS. Os conceitos da Matemática Financeira foram introduzidos por meio de situações-problema, com auxílio da planilha eletrônica do Excel. As análises, feitas com base nos dados coletados durante a aplicação da seqüência didática, apontam para uma adequada utilização do computador no ensino de Matemática Financeira.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.