USO DO EXCEL NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: DIAGNÓSTICOS DE UMA INVESTIGAÇÃO PAUTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA

Autores/as

  • Eugênio Carlos Stieler
  • Marcio Violante Ferreira

Resumen

A realidade atual se apresenta como um momento singular para a utilização de novas tecnologias no ensino. Investigações sobre vantagens e/ou possíveis desvantagens no uso dessas tecnologias são importantes para subsidiarem os professores no processo de preparação de novas formas de abordagem dos conteúdos. Neste trabalho, apresentam-se resultados de uma investigação sobre a abordagem dos conceitos de juros simples, juros compostos e desconto simples com o uso da planilha eletrônica do Excel, sendo que os procedimentos metodológicos empregados se pautaram na Engenharia Didática. A pesquisa foi realizada com uma turma do oitavo semestre do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIFRA/RS. Os conceitos da Matemática Financeira foram introduzidos por meio de situações-problema, com auxílio da planilha eletrônica do Excel. As análises, feitas com base nos dados coletados durante a aplicação da seqüência didática, apontam para uma adequada utilização do computador no ensino de Matemática Financeira.

Publicado

2007-04-17

Cómo citar

Stieler, E. C., & Ferreira, M. V. (2007). USO DO EXCEL NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: DIAGNÓSTICOS DE UMA INVESTIGAÇÃO PAUTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA. VIDYA, 27(1), 12. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/353

Número

Sección

Artigos