HISTÓRIAS DE VIDA NA INFÂNCIA: DESVELANDO CAMINHOS, DESCOBRINDO POSSIBILIDADES

Cláudia Terra do Nascimento, Vantoir Roberto Brancher, Valeska Fortes de Oliveira

Resumo


Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre a infância, cujo tema são as narrativas infantis e as histórias de vida. Nesse sentido, centramos nossa reflexão na importância e nas possibilidades de realização desse tipo de trabalho/pesquisa com crianças. Nosso trabalho tem como cerne a ideia de que a infância necessita ser levada a sério pelo adulto, enquanto construção social específica, com uma cultura própria e que, portanto, merece ser considerada nos seus traços específicos. Assim, no primeiro tópico, trazemos um breve resgate histórico dos estudos acerca da infância e as respectivas contribuições para o trabalho com a criança. No segundo tópico, construímos algumas reflexões acerca do método utilizado nas  histórias de vida e nas narrativas. E, no terceiro tópico, apresentamos e discutimos as possibilidades de utilização desse método com crianças, trazendo de forma mais incisiva a afirmação da possibilidade de realização desse trabalho, deixando clara a necessidade de se dar voz e vez à infância, enquanto elemento ativo de uma socialização que, ainda, é regida por instituições e por adultos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.