UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO RELACIONADA À MATEMÁTICA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.5003

Palavras-chave:

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; conteúdos matemáticos; mapeamento

Resumo

Este artigo traz um mapeamento da produção do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, nos dez anos de sua existência. É uma pesquisa de cunho descritivo, tendo sido usados procedimentos metodológicos característicos de um mapeamento. Inicialmente são apresentadas considerações sobre a área de pesquisa, bem como sobre os procedimentos metodológicos empregados para a investigação. Na análise das 69 produções que envolvem conteúdos relacionados à Matemática, inicialmente são apresentados dados quantificativos, em uma classificação por tipo de produção, ano de defesa, nível de ensino ou curso dos participantes, conteúdos ou focos abordados. Em seguida, são apresentadas as teorias que embasaram as produções e exemplos de trabalhos que empregaram determinadas teorias. Nas considerações finais, são feitas algumas observações sobre as investigações, face às necessidades atuais da sociedade.

Biografia do Autor

Helena Noronha Cury, Fundação Getulio Vargas - FGV

Doutora em Educação. Professora aposentada da Universidade Franciscana. Pesquisadora bolsista da Fundação Getulio Vargas.

Downloads

Publicado

03.12.2024

Como Citar

Cury, H. N. (2024). UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO RELACIONADA À MATEMÁTICA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA. VIDYA, 44(2), 175–192. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.5003