ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4934

Palavras-chave:

tecnologias; licenciatura; matemática

Resumo

As tecnologias digitais presentes em nossa sociedade fomentam as atuais metodologias e recursos para o Ensino da Matemática e geram mudanças na formação docente inicial. Nesse cenário, identifica-se a necessidade da adoção de novas posturas pedagógicas pelos docentes, atuando como mediadores nos processos de ensino e aprendizagem. As experiências vivenciadas na etapa de formação inicial destes profissionais, embasadas pelo disposto nos currículos, possibilitará o desenvolvimento de competências digitais. Este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento teórico realizado, identificando abordagens de currículo na formação inicial em Matemática e sua relação com as tecnologias digitais. Para tanto, foram consideradas teses de doutorado publicadas no período de 2018 a 2022 e disponibilizadas no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Com o desenvolvimento do Estado do Conhecimento, foram identificados três eixos temáticos que embasam as pesquisas analisadas: Sociedade; Tecnologias; Educação.

Biografia do Autor

Filipe Sarmento Barreto, Universidade Franciscana - UFN

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Franciscana - UFN. 

Greice Scremin, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Educação. Universidade Franciscana - UFN.

Franciele Braz de Oliveira Coelho, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Ensino de Ciências. Universidade Federal do Pampa - Unipampa.

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Publicado

03.12.2024

Como Citar

Barreto, F. S., Scremin, G., & Coelho, F. B. de O. (2024). ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. VIDYA, 44(2), 57–76. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4934