DOCUMENTOS CURRICULARES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTEÚDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4922

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Currículo

Resumo

A pesquisa realizada teve como objetivo investigar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), área de Ciências da Natureza (CN) e na Matriz de Referência do estado do RS de 2023, as relações com o conteúdo dos Livros Didáticos (LD) de Ciências do PNLD de 2020, referentes ao 9º ano do Ensino Fundamental, com foco na Educação Ambiental (EA). A pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa e ancorada na Análise de Conteúdo. Sendo constatado que o termo EA está pouco contemplado nos documentos curriculares, apresentando a temática de forma implícita. Em relação aos conteúdos dos LD de Ciências do 9º ano, observou-se uma organização conforme orienta a BNCC, porém na perspectiva conservadora da EA. Em vista disso, a falta da EA nos documentos curriculares poderá influenciar no planejamento do professor, podendo passar despercebida, dificultando, dessa forma, a necessária discussão sobre a temática, principalmente na perspectiva crítica.

Biografia do Autor

Dione Antunes Antunes, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui Graduação em Ciências Biológicas-Licenciatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), especialização em Ciências Ambientais-Ênfase em Conservação da Biodiversidade (URI) e Gestão Escolar: Orientação e Supervisão (Faculdade São Luiz). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), na linha de pesquisa 1: Políticas Educacionais e Currículo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Professora efetiva de Ciências nos municípios de Giruá/RS e Santa Rosa/RS.

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui Graduação em Ciências, habilitação Química, Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora do Curso de Química Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPECIEM), Coordenadora Adjunta do PPGEC e Coordenadora da Revista Insignare Scientia (RIS).

Downloads

Publicado

08.07.2024

Como Citar

Antunes, D. A., & Uhmann, R. I. M. (2024). DOCUMENTOS CURRICULARES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTEÚDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 44(1), 287–304. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4922

Edição

Seção

Artigos