DOCUMENTOS CURRICULARES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTEÚDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4922Palavras-chave:
Meio Ambiente, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, CurrículoResumo
A pesquisa realizada teve como objetivo investigar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), área de Ciências da Natureza (CN) e na Matriz de Referência do estado do RS de 2023, as relações com o conteúdo dos Livros Didáticos (LD) de Ciências do PNLD de 2020, referentes ao 9º ano do Ensino Fundamental, com foco na Educação Ambiental (EA). A pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa e ancorada na Análise de Conteúdo. Sendo constatado que o termo EA está pouco contemplado nos documentos curriculares, apresentando a temática de forma implícita. Em relação aos conteúdos dos LD de Ciências do 9º ano, observou-se uma organização conforme orienta a BNCC, porém na perspectiva conservadora da EA. Em vista disso, a falta da EA nos documentos curriculares poderá influenciar no planejamento do professor, podendo passar despercebida, dificultando, dessa forma, a necessária discussão sobre a temática, principalmente na perspectiva crítica.
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