A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4919

Palavras-chave:

tecnologias digitais, metodologias ativas, formação continuada

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a utilização dessas ferramentas como estratégia pedagógica em escolas da rede pública. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada nas cidades de Uruguaiana e Barra do Quaraí, situadas no Brasil e na cidade de Corrientes na Argentina. O estudo foi realizado no período de julho a novembro de 2023 e o instrumento de coleta de dados adotado neste estudo foi um questionário. Este estudo foi composto por 41 professores de escolas do ensino fundamental. Quando se trata das MAEA e as TDs já adotadas pelos professores, os recursos mais mencionados incluem: uso de notebook, data show, Whatsapp, entre outros. Os resultados também apontam para uma demanda por maior conhecimento e capacitação dos professores. Estudo ressalta a importância de promover uma cultura de inovação e experimentação pedagógica nas escolas, com foco na integração efetiva de tecnologias digitais e metodologias ativas de ensino.

Biografia do Autor

Fernanda Fettermann Kist, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Educação em Ciências. UNIPAMPA.

Aline da Silva Goulart, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutoranda em Educação em Ciências. UNIPAMPA. 

Marlise Grecco de Souza Silveira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Educação em Ciências. SEMED.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutor em Ciências Biológicas. UNIPAMPA.

Downloads

Publicado

31.10.2024

Como Citar

Kist, F. F., Goulart, A. da S., Silveira, M. G. de S., & Folmer, V. (2024). A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR. VIDYA, 44(1), 371–385. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4919

Edição

Seção

Artigos