GAIOLAS EPISTEMOLÓGICAS: O EXPERIENCIAR DE PÁSSAROS/PESQUISADORES EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES BUSCANDO (RE)SIGNIFICAR COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4713Palavras-chave:
análise textual discursiva, competências socioemocionais, estado do conhecimento, formação de professores, interdisciplinaridadeResumo
Para promover Educação Integral é necessário que práticas pedagógicas articulem as múltiplas realidades vivenciadas pelo discente com o desenvolvimento de competências não apenas cognitivas, mas também socioemocionais. É necessário romper a visão reducionista do currículo, abrir as portas das gaiolas epistemológicas em busca de outras práticas, outras rotas migratórias. O artigo tem por objetivo investigar a rota traçada por pássaros/pesquisadores, que, na aventura do voo, buscaram rotas migratórias interdisciplinares na formação de professores com foco no (re)significar das competências socioemocionais. A fim de alcançar o objetivo, foi utilizada, para o mapeamento de produções, a metodologia Estado do Conhecimento. Após o refinamento dos textos, utilizou-se a Análise Textual Discursiva para o estudo dos resumos das pesquisas selecionadas. Os textos trouxeram a preocupação com uma formação com foco no (re)significar das competências socioemocionais dos docentes, políticas públicas focadas em um processo de ensino e aprendizagem que promova práticas e metodologias inovadoras.