GAIOLAS EPISTEMOLÓGICAS: O EXPERIENCIAR DE PÁSSAROS/PESQUISADORES EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES BUSCANDO (RE)SIGNIFICAR COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4713

Palabras clave:

análise textual discursiva, competências socioemocionais, estado do conhecimento, formação de professores, interdisciplinaridade

Resumen

Para promover Educação Integral é necessário que práticas pedagógicas articulem as múltiplas realidades vivenciadas pelo discente com o desenvolvimento de competências não apenas cognitivas, mas também socioemocionais. É necessário romper a visão reducionista do currículo, abrir as portas das gaiolas epistemológicas em busca de outras práticas, outras rotas migratórias. O artigo tem por objetivo investigar a rota traçada por pássaros/pesquisadores, que, na aventura do voo, buscaram rotas migratórias interdisciplinares na formação de professores com foco no (re)significar das competências socioemocionais. A fim de alcançar o objetivo, foi utilizada, para o mapeamento de produções, a metodologia Estado do Conhecimento. Após o refinamento dos textos, utilizou-se a Análise Textual Discursiva para o estudo dos resumos das pesquisas selecionadas. Os textos trouxeram a preocupação com uma formação com foco no (re)significar das competências socioemocionais dos docentes, políticas públicas focadas em um processo de ensino e aprendizagem que promova práticas e metodologias inovadoras.

Biografía del autor/a

Domingos Antonio Lopes, Serviço Nacional da Indústria - SESI/RSPrefeitura Municipal do Rio Grande - Secretaria de Educação

Mestre pelo Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT(2020), pela Universidade Federal do Rio Grande. Possui graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PLENA pela Universidade Federal do Rio Grande (2008) e graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal do Rio Grande (1988). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho(2010) pela Universidade Católica de Pelotas.Especialização em Gestão Escolar EAD pela Instituição SENAC/SP(2016) e Especialização em Ensino Lúdico EAD pela Faculdade Barão de Mauá/ SP(2015). Concursado pela Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande, para desenvolver suas atividades enquanto docente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Seguro e Analista de Educação(Coordenador) da área de Educação do SESI Rio Grande

 

Suzi Samá, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Matemática Licenciatura (1997), Mestrado em Engenharia Oceânica (2001) e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pós-Doutorado pela UFS sobre a contribuição da Neurociência Cognitiva no ensinar e aprender Estatística. Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística da FURG. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências - FURG. Participa do grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística. Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências ? Anos Finais do Ensino Fundamental ?Ciência é Dez?, ofertado pela CAPES/UAB. Coordenadora adjunta da área de Projetos de Vida do PNLD 2021 e Especialistas da área de matemática/estatística de Projetos Integradores do PNLD. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT12) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) de 2015 a 2021 e 1º secretária da SBEM - Regional do Rio Grande do Sul desde 2018. Desenvolve pesquisa na área de Educação Estatística, implantação de tecnologias na educação e Educação a Distância.

Publicado

2024-05-03

Cómo citar

Lopes, D. A., & Samá, S. (2024). GAIOLAS EPISTEMOLÓGICAS: O EXPERIENCIAR DE PÁSSAROS/PESQUISADORES EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES BUSCANDO (RE)SIGNIFICAR COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS. VIDYA, 44(1), 189–210. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4713

Número

Sección

Artigos