ANÁLISE DOCUMENTAL: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS-PACIENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4559

Palavras-chave:

Direitos Educacionais, Educação Especial, Educação Matemática, Análise Textual Discursiva (ATD), Análise Documental

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender quais são os direitos à educação destinados à criança e ao adolescente em tratamento hospitalar e como a BNCC atende estes direitos e deveres no corpo do seu documento, em específico no ensino de matemática. Nessa perspectiva, nos últimos anos foram desenvolvidas algumas leis, resoluções e decretos que garantem o acesso à educação para alunos-pacientes, em regime de internação hospitalar para tratamento da saúde. Trata-se de uma pesquisa de carácter qualitativo em que a ATD, Análise Textual Discursiva, é utilizada para análise documental, a fim de buscar interpretações desses documentos no que se refere à educação e, especificamente, à educação matemática. Pode-se concluir que as leis garantem o acesso à educação dessas crianças e adolescentes, porém a BNCC não assegura a aprendizagem esperada diante dos imprevistos que podem surgir.

Biografia do Autor

Camila Labres Nemos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestranda em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEMAT/UFRGS). Bolsista (FAPERGS). camilanemos@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3094-8754

Marilaine de Fraga Sant'Ana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (PPGMAT/UNICAMP). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. marilaine@mat.ufrgs.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6142-6510

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Publicado

11.10.2023

Como Citar

Labres Nemos, C., & de Fraga Sant’Ana, M. (2023). ANÁLISE DOCUMENTAL: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS-PACIENTES. VIDYA, 43(1), 281–296. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4559

Edição

Seção

Artigos