ANÁLISE DOCUMENTAL: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS-PACIENTES
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4559Palabras clave:
Direitos Educacionais, Educação Especial, Educação Matemática, Análise Textual Discursiva (ATD), Análise DocumentalResumen
Este artigo tem como objetivo compreender quais são os direitos à educação destinados à criança e ao adolescente em tratamento hospitalar e como a BNCC atende estes direitos e deveres no corpo do seu documento, em específico no ensino de matemática. Nessa perspectiva, nos últimos anos foram desenvolvidas algumas leis, resoluções e decretos que garantem o acesso à educação para alunos-pacientes, em regime de internação hospitalar para tratamento da saúde. Trata-se de uma pesquisa de carácter qualitativo em que a ATD, Análise Textual Discursiva, é utilizada para análise documental, a fim de buscar interpretações desses documentos no que se refere à educação e, especificamente, à educação matemática. Pode-se concluir que as leis garantem o acesso à educação dessas crianças e adolescentes, porém a BNCC não assegura a aprendizagem esperada diante dos imprevistos que podem surgir.
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